.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

CELEBRANDO A VIDA - LANÇAMENTO DO LIVRO CANCER DE MAMA E DA INSTITUIÇÃO UNAMAMA EM MACAÉ

Eu SHEILA FIUZZA, com a COLUNA CELEBRANDO A VIDA e o Jornal O Rebate, recebemos o carinhoso convite para comparecer ao lançamento do Livro "CÂNCER DE MAMA - REDE DE AÇÃO E AFETO", da Vereadora MARILENA GARCIA. O evento realizou-se no dia 21 de setembro de 2007 no SOLAR DOS MELOS em Macaé - RJ, onde se fizeram presentes pessoas ligadas as artes e também a política. Um elegante coquitel abrilhantou ainda mas a festa. Notei também o orgulho dos amigos, familiares e da população macaense presente. MARILENA GARCIA, a partir de agora não receberá só elogios da sua vida política mas também da competência de escrever um livro onde mostra sua experiência com o câncer de mama. Nesta mesma noite, foi lançada a instituição UNAMAMA, em Macaé - RJ. Entrevistando Marilena Garcia, ela nos relatou com detalhes sua intenção neste livro.



Ela nos relatou que:
"- O livro CÂNCER DE MAMA REDE DE AÇÃO E AFETO é um registro de alguns momentos vivido, alguns anos atrás na minha vida quando eu tive a difícil expêriencia de ter feito um câncer de mama, passei por cirurgia, pelo tratamento e uma vontade muito grande que eu tinha de ter encontrado algum livro que me desse uma esperança de ultrapassar aqueles momentos de dificuldades, é bom registrar que isso aconteceu a 17 anos atrás, a ciência e tecnologia não tinham atingido o avanço de hoje, e havia uma questão interessante naquela ocasião que DINA SFATI, tinha morrido, ela era uma atriz GLOBAL de muito talento, mulher muito forte e poderosa e reinava entre todas nós, o seguinte: se Dina Sfati morreu de câncer de mama e claro que todas nós morreríamos também, havia também este mito, este medo que não facilitava naquele momento, então eu percorri muitas ruas no Rio de Janeiro, tentando encontrar um livro que me desse esperança ou uma dica de como fazer, qual é o passo mágico que a gente tem para dar um salto na história para sair deste momento de agora mas nada disso existe, na realidade o momento pertence a cada uma de nós, cada realidade e uma realidade e cada pessoa é uma pessoa e eu resolvi ao longo da minha vida usar aquele momento de dificuldade como um instrumento de ação, então eu formulei políticas públicas de diagnósticos precoces atendimento as mulheres através de seminários de prevenção do câncer de mama e como eu tive a oportunidade de trabalhar em Brasília e fui coordenadora do projeto viva mulher todas as viagens que eu fazia pelo o Brasil inteiro, depois do meu trabalho eu procurava as pacientes do câncer de mama, ai nos fomos criando por todo o Brasil o UNAMAMA, e as fotos no final do livro elas reproduzem, elas mostram aqueles momentos. Esse momento agora aqui em Macaé - RJ, tantos anos depois, Macaé é minha cidade, e eu consegui lançar o livro e lançar a UNAMAMA MACAÉ e acho que vou conseguir colocar um pouco do meu desejo e da minha experiência em tudo que eu vivi de capacitação e de esperança mesmo por que tem um questão que passa, ultrapassa qualquer metodologia que é muito mas que a gente acredita da vida. Apresentamos a nova diretoria da UNAMAMA MACAÉ, formada por ex-pacientes, existe toda uma questão que permeia o caminho de um ex-paciente que se engaja numa luta, a gente conhece aquelas dificuldades, esses grupos de ajudas mútuas eu acho que são instrumentos muito grande para nós trabalharmos uma causa, e o câncer de mama é uma causa que precisa ser trabalhada em termos educacionais e políticos, precisamos lutar para melhorar o atendimento no diagnostico precoce na nossa cidade, precisamos de mas mamógrafos, precisamos aprender a falar de prevenção e precisamos acima de tudo de muita fé e esperença que quando passamos por esse problemas a gente consegue superar, não tenha dúvida disso, e EU sou um exemplo e o Brasil tá cheio de mulheres aguerridas que viveram essa situação e deram a volta por cima e a gente tem até algumas pessoas no campo nacional, elas também se lançaram sem ter medo porque o câncer e uma palavra que já é temida, então um dos impedimentos para que a gente consiga é diagnosticar precocemente a enfermidade e o medo. Hoje eu me pergunto o que mata mas se é o câncer ou o medo do câncer, a gente sabe que a ciência e tecnologia evolui muito, a gente sabe que o câncer já e tratado de uma forma mas pública do que era anteriormente e hoje nos sabemos que cientificamente noventa porcento dos câncer são curavéis e alguns preveníveis, por exemplo câncer de próstata no homen só tem se quiser, porque tem todo processo de prevenção, câncer de colo de útero a mulher só tem se quiser, então a gente tem que se engajar numa luta pela educação e prevenção, pelo diagnostico precoce e quando houver sido acometido por algum tipo de câncer não ter medo de enfrentar a luta do tratamento. Essa é minha mensagem."






Estava presente o artista plástico Colombiano IGNACIO SAMUTI, que reside em Macaé a 7 anos, e fará uma exposição com o tema Macaé Antigo na Galeria da Base da Petrobras em Cabiúnas Macaé - RJ, no dia 02 de outubro de 2007 ás 15:00 hs.
Para abrilhantar ainda mas a festa, esteve presente a Professora de Literatura Africana SONIA SANTOS, que leciona na FAFIMA a mas de 11 anos e colabora também com a coordenação do Curso de Pos-Graduação de estudos culturais e históricos da FUNEMAC, e também apresentadora do Programa na TV Litoral que se chama AFRICANIDADE, que vai ao ar todas as Quarta-feiras, as 22:00 hs. E pode ser visto também on-line no site da http://www.litoral.com.br/, 24 horas por dia. Em breve a Coluna Celebrando a Vida fará uma matéria nos bastidores do Programa Africanidade.








































Sheila Fiuzza

3 Comentários:

  • Sheila: Com a experiencia de meus 45 anos de vivencia no jornalismo quero dizer que você é a melhor das colunistas sociais de nossa região. Você. com sua simplicidade consegue caminhar emtre todas as camadas de nossa comunidade e consegue trazer ao leitor sua independencia jornalisrica. Parabens e fico feliz em ter descoberto esta sua veia jornalistica. Beijos no Paulo Jardim, seu esposo, que já foi nosso reporter nos anos 80. José Milbs Editor geral de O REBATE, 75 anos de histórias na região de Petroleo...

    Por Blogger Unknown, às 25 de setembro de 2007 às 04:12  

  • SHEILA QUERIDA,PARABÉNS PELA SUA COMPETÊNCIA, TUDO QUE ZÉ MILBS FALOU EU ASSINO EM BAIXO .BJUS TE ADIMIRO MUITO ANGELA

    Por Blogger Angela Maria, às 25 de setembro de 2007 às 12:28  

  • SHEILA QUERIDA,PARABÉNS PELA SUA COMPETÊNCIA, TUDO QUE ZÉ MILBS FALOU EU ASSINO EM BAIXO .BJUS TE ADIMIRO MUITO ANGELA

    Por Blogger Angela Maria, às 25 de setembro de 2007 às 12:28  

Postar um comentário

<< Home