.

sábado, 15 de dezembro de 2007

CELEBRANDO A VIDA - TARDE CULTURAL NAS RUAS DE MACAÉ



Eu Sheila Fiuzza com A Coluna Celebrando A Vida do Jornal O Rebate, não perdemos um furo jornalístico, principalmente se envolver um acontecimento que nos ensina a celebrar a vida. Andando nas ruas de Macaé, avistei um aglomerado de pessoas observando extasiados com um grupo de jovens dando um verdadeiro show de Hip-Hop. Coloquei minha maquina fotográfica e meu gravador em punho e perguntando a Fabiana da Silva Costa, moradora de Macaé, 18 anos uma das dançarinas o que estava acontecendo, sua resposta foi:



Nós somos uma ONG CIEM H2(Centro Integrado de Estudos do Movimento do Hip Hop), que se localiza na Av Duque de Caxias, 190 - Visconde de Araújo - Macaé - RJ, na Casa de Cultura Hip Hop, estamos organizando festivais em busca de patrocínio, para ter uma sede própria, já que essa sede é alugada e como somos uma ONG nem todo mês conseguimos pagar esse aluguel. Crianças de vários bairros fazem parte desse projeto, que acabando fará muita falta. Hoje em vários pontos da cidade você encontra vários grupos se apresentando. Esse fantástico projeto nasceu de PAULO AZEVEDO, THAIS VIEIRA e DILMA NEGREIROS, os tripes da ONG. Fui esclarecida também que a faixa etária dos integrantes da ONG é de 12 a 100 anos de idade e como o Hip Hop tem uma visão política, procuram oferecer palestras educativas, que acrescentam valores sociais e educativos, tirando assim os adolescentes das ruas, formando assim verdadeiros cidadãos.



































Passando em frente ao Centro Macaé de Cultura, descobri que naquela mesma tarde a população macaense, teria um aoverdose de cultura, Professores e alunos da Escola de Artes Maria Jose Guedes

organizavam um saral para quem quizese se deliciar de boa música, conversando com o prefessor Jesiel Dalte, ele nos declarou que:
Esse trabalho é uma apresentação dos professores, com seus alunos para avaliação do seu trabalho. Nós nos apresentamos em vários lugares como: Solar dos Melos, Nova Aurora, Café do Teatro e etc. Gostaria de frizar que a boa música é um elemento de integração social.

Interessados podem procurar, no terceiro andar da Fundação Macaé de Cultura, podendo falar com a Sra Miriam ou Jane e o Sr Magno e as inscrições são gratuitas
.





Conversando com o coordenador do curso de Conservatório Macaé de Musica, que é o Orgão Musical da Escola de Artes Maria Jose Guedes da Fundação Macaé de Cultura, que também é o autor do projeto da Escola do Conservatório nos relatou empolgadissimo que as apresentações, feitas para a avaliação anual dos alunos, costuma parar a Av Rui Barbosa. Dentre esses cursos são oferecidos gratuitamente aos interessados aulas de canto, clarinete, flauta transversal, guitarra, violino, saxofone, piano e etc. O período de inscrição para novos alunos são de 28 a 30 de janeiro no prédio do Teatro Municipal, localizado a Av Rui Barbosa, 780 no 3º e 4º andar.

















Sheila Fiuzza