.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CELEBRANDO A VIDA - QUISSAMÃ EM FESTA.


DEPOIS DE LONGOS DIAS , DE DOR NO CORPO, FEBRE E MAL ESTAR CAUSADA POR DENGUE. EU SHEILA FIUZZA COM A COLUNA CELEBRANDO A VIDA NO JORNAL O REBATE, VOLTAMOS COM FÔLEGO TOTAL.
INICIO ESSA MATÉRIA DE FORMA DIFERENTE, QUERO ALERTAR A TODOS SOBRE OS CUIDADOS CONTRA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE. NÃO ADIANTA, CADA INDIVÍDUO CUIDAR SÓ DE SEU QUINTAL, MAS, DENUNCIE TERRENOS BALDIOS.
E LEMBRE-SE A DENGUE MATA!!!

O Brasil nasceu e cresceu económica e socialmente com o açúcar. A casa de engenho foi modelo da fazenda do cacau, da faz do café, da estância. Foi base de um complexo sociocultural de vida” - Gilberto Freyreenda

Quissamã tem uma longa história que se mistura com a própria colonização do Brasil. Esta riqueza cultural está presente até hoje no rico património preservado e na memória da população que tem um grande orgulho do passado de luta e trabalho. São quatro séculos de história que estaremos contando de forma resumida para os leitores a fim de passar um pouco do conhecimento sobre Quissamã. Sete capitães proprietários de engenhos no Rio de Janeiro recebem do Governador Martim de Sá, em 9 de agosto de 1627, a concessão da sesmaria que ia do Rio Macaé ao Rio Iguaçu, pertencente à Capitania de São Tomé, em troca dos serviços prestados à Coroa nas lutas para expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro. A ocupação, segundo o livro “Roteiro dos Sete Capitães”, se deu em 1633, com a instalação de currais para a criação de gado na Freguesia do Furado, localidade hoje chamada de Barra do Furado. Demoraria mais de um século para que a ocupação se tornasse efetiva, com a exploração em larga escala da lavoura canavieira e a construção dos primeiros engenhos de açúcar.

SE QUIZER SABER MAIS SOBRE ESSA ACONCHEGANTE CIDADE VISITE-A. ESTIVEMOS LÁ , NA FESTA EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS.
OS CANTORES SERTANEJOS CLEITON E HUGGO , E A DUPLA MENINOS DE GOIÁS DERAM CONTA DO RECADO ANIMANDO A FESTA.

























































































NÃO POSSO DEIXAR DE PARABENISAR O PERFEITO TRABALHO DA RÁDIO 95 FM.
SHEILA FIUZZA